Powered By Blogger

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

          Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem usar a tecnologia de forma efetiva, pois em um ambiente educacional qualificado, a tecnologia pode permitir que os alunos se tornem: usuários qualificados das tecnologias da informação; pessoas que buscam, analisam e avaliam a informação; solucionadores de problemas e tomadores de decisões; usuários criativos e efetivos de ferramentas de produtividade; comunicadores, colaboradores, editores e produtores; cidadãos informados, responsáveis e que oferecem contribuições.


           Por intermédio do uso corrente e efetivo da tecnologia no processo de escolarização, os alunos têm a chance de adquirir complexas capacidades em tecnologia, sob orientação do principal agente, que é o professor. Em sala de aula, ele é responsável por estabelecer o ambiente e preparar as oportunidades de aprendizagem que facilitem o uso da tecnologia pelo aluno para aprender e se comunicar.

           Sendo assim, solicitamos à alguns alunos, professores e funcionários dessa unidade escolar que dêem sua opinião quanto ao como utilizar as TIC's em projetos inovadores.

5 comentários:

  1. Olá....

    Como educadora enfrento todos os dias o problema de preparar uma aula legal, ou seja, atrativa.Sabemos também que a tecnologia se faz presente.O que podemos fazer é unir o útil ao agradável,possibilitando que o aluno possa ter contato direto com os tics.Uma ideia interessante é criar um blog por turma ou disciplina, possibilitando que o educando pesquise, socialize e aprenda assim a utilizar o tic para benefício próprio.
    Como experiência própria já utilizei de imagens de satélites e informações da internet para a compreensão do espaço geográfico, e o resultados foram surpreendentes.As informações e os recursos tecnológicos estão ao nosso alcance cabe a nos educadores saber "interligar" conteúdo/recurso, com essa formula será muito dificil não alcançar o objetivo na sala de aula.

    Bjos...

    Josemari Volinger

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pensar a educação a partir das tecnologias é a solução, a possibilidade de se trantsmitir noções de saberes cada vez mais modificados, "atualizados". Ao passo que a educação é a continuação das possibilidades de "aprender", refazer e se tornar; é fora de cogitação não fazer uso delas na tarefa de ensinar e aprender. Feliz ou infelizmente as facilidades apresentadas pelas tecnologias acabam por tornar os alunos cada vez mais sintéticos, uma vez que a grande oferta gera um acúmulo de informações e que se não devidamente "recicladas" acabam por nada acrescentar à formação Humana de cada aluno. Sendo assim, é necessário estar aberto ao existir inovante dos tempos com as tecnologias

    ResponderExcluir
  4. Com planejamento, organização e parcerias de trabalho é possível obter êxito no trabalho com as TIC's, uma vez que a Escola vai além da aquisição de infraestrutura física e de recursos humanos especializados.

    Miria Finger (Assitente de Educação)

    ResponderExcluir
  5. O uso dos recursos tecnológicos em sala de aula é de suma importância para a socialização e para o desenvolvimento do aluno. è um instrumento de aprendizado.Apesar de ainda está em fase de adaptação em nossas escolas, é dever do professor usá-la a seu favor.Criando BLOG's, para expor seus trabalhos, utilizando vídeos, slides, movie maker...Não importa a maneira e sim que está sendo usada. Dessa forma, além das aulas serem mais atrativas e modernizadas, os alunos terão uma razão a mais para ficarem motivados a aprender.Todos precisam de inovação, pois a época do professor GLS (giz, lousa e saliva)já passou, estamos vivendo em um mundo tecnológico informatizado, precisamos ver o melhor para que ninguém se desmotive e para que seja resgatado o que está faltando, a CRIATIVIDADE.

    ResponderExcluir